Novo Renault Twingo vs Classic Renault 5
O novo Renault Twingo é uma verdadeira mistura de pensamento clássico de carros pequenos franceses e tecnologia de ponta, de acordo com o chefe de design externo da empresa, Csaba Wittinger. Conversamos com o designer húngaro para descobrir como é o clássico Renault 5, não o Twingos anteriores, que inspiraram o novo carro da cidade com tração traseira, com motor traseiro.
Anúncio – Post continua abaixo
Wittinger é o designer externo sênior do novo Twingo, que faz muito tempo em formação e ainda mais na inspiração.
Ele nos disse: “Entrei para o projeto em 2010, mas ele já tinha um pouco de pré-trabalho na arquitetura e, naquele momento, sabíamos que o carro seria o motor traseiro e a tração traseira”. A Renault tem uma história ilustre de encher os bancos traseiros de seus carros da cidade com um motor: havia o Clio V6, com motor médio, e o Wild Renault 5 Turbo antes dele.
E é o último carro-não o Twingo original de ‘One Box’, que nunca foi vendido na mão direita-que inspirou o novo Twingo, com vencimento nos showrooms do Reino Unido no final do verão.
O Wittinger aponta para o ângulo da porta traseira e a forma do pilar C como dicas clássicas de 5, além das minúsculas saliências e cabine com eficiência espacial, permitidos pelo layout de motor traseiro do Twingo.
Existem pistas muito mais sutis, sugerindo a configuração de tração traseira do carro. “Temos os ‘quadris’ traseiros mais amplos, que nos 5 turbo eram planos [para cobrir a faixa mais ampla]. No começo, houve ingestões de [ar] na parte traseira como um carro esportivo, mas os engenheiros atendiam o resfriamento para que não fossem necessários ”, disse Wittinger. Em vez disso, as ‘aberturas’ cosméticas ao redor da placa de número traseira sobreviveram.
Também há uma pitada de curvatura traseira negativa em torno dos pneus mais amplos. “A engenharia exige, mas eu digo que parece um carro de corrida”, disse Wittinger. “Tentei projetar um carro que não seja masculino nem feminino. Muitos carros pequenos têm rostos agressivos – era um requisito que o Twingo pareça amigável. ”
Antes do Twingo, Wittinger era responsável pelo orçamento da Renault, Dacia. Então, essa foi uma chance de se expressar? “Claro, [Renault] tem muito mais herança, além de que este carro deve ser muito mais chique e liderar a tendência”, disse ele.
No metal, o Twingo parece fantástico e, se você quer uma dica de estilo extra, seu designer nos garante que se adapta melhor à tinta branca.